História da Pipa

Diga não ao cerol

Publicado em nosso site no dia 25/02/2014 às 21:35:19 hs.

Página visualizada 1588 vezes.

Pipas, papagaio, pandorga, cafifa, quadrado, raia, barraca, maranhão, arraia, barril, peixão, peixinho, são alguns nomes mais conhecidos de como são chamadas as "tradicionais pipas Brasileiras" em todo nosso país, a origem do nome "pipa" no Brasil deu-se devido a sua semelhança as vasilhas de madeira que são utilizadas para armazenar vinhos.

A pipa é um objeto que pode ser construído com bambu, varetas de madeira ou alumínio e linha para a armação, coberta com papel de seda, plástico ou nylon para a vela, a este conjunto é acrescentado, quando necessário, a rabióla, que são tiras de plástico ou de papel amarradas a um pedaço de linha ou apenas tiras longas de nylon que e servem para dar estabilidade em seu vôo, e que amarrada a uma linha eleva-se ao céu mantendo-se no ar.

Segundo historiadores no Brasil, as pipas foram trazidas por colonizadores Portugueses por volta do ano de 1596, um fato pouco conhecido de nossa história ocorreu no Quilombo dos Palmares, quando sentinelas anunciavam por meio de pipas quando algum perigo se aproximava.

Este fantástico brinquedo que chamamos de "pipa," segundo pesquisadores foi inventado na China 200 anos antes de Cristo, e na história mundial serviu de experimento para grandes descobertas como o para-raio, comunicação telegráfica, pesquisas sobre o tempo e até fins militares, experiências com pipas caixa, serviram de base para Alberto Santos Dumont "o pai da aviação" com o famoso 14 Bis.

As pipas hoje fazem parte da cultura e tradições em diversos países pelo mundo, seu tamanho, formas e cores variam de acordo com cada país.

Fotos e Imagens

Clique sobre a foto ou imagem para ampliá-la.

Vídeos Relacionados

Clique sobre a imagem para abrir o vídeo.

Assinado por: Ilton Rogério

Site desenvolvido dentro dos padrões WEB - Tableless
© Copyright 2014 - 2019 - Estúdio de Design Olhar Criativo - Todos os direitos reservados
Melhor visualização em 1024 X 768 ou superior